5 formas de realizar um pós-venda excelente no e-commerce.

Mais do que uma maneira de solucionar problemas, o pós-venda tornou-se uma excelente ação para estreitar a relação com os consumidores do e-commerce. É por meio do pós-venda que o lojista demonstra a sua preocupação em realizar um serviço realmente eficiente e atencioso. Tudo isso para garantir uma experiência de compra inesquecível, além da recorrência.

Essa se configura como uma possibilidade de aumentar a taxa de recompra do empreendimento online. Afinal, o pós-venda está relacionado a uma gestão de relacionamento que precisa ser excelente, fator fundamental para se destacar em meio à concorrência.

Entretanto, principalmente para alguém que está iniciando no ramo, pode parecer complicado aplicar o pós-venda de uma forma eficaz, que chame a atenção do consumidor e gere um bom relacionamento. Para solucionar esse problema, confira 5 maneiras positivas de realizar um excelente pós-venda no e-commerce e garantir resultados satisfatórios.

1- Conheça o perfil do consumidor

Essa é uma estratégia que permite tornar o pós-venda mais eficaz, além de melhorar o relacionamento. Ao conhecer o comportamento do seu consumidor, entendendo o que ele gosta e quais produtos visita em seu e-commerce, além das expectativas, é possível construir uma comunicação própria para ele, desenvolvendo um relacionamento humanizado, amigável e personalizado.

Com toda certeza, essa pessoa se sentirá satisfeita em ver que a sua loja virtual se preocupa com a comunicação e busca se relacionar seguindo os seus desejos. Essa etapa, sem dúvida nenhuma, será a base para seguir com as outras dicas que você verá a seguir.

2- Agradeça o consumidor

Após o consumidor realizar uma compra no e-commerce, faz parte do processo enviar o chamado e-mail transacional para confirmação do pedido. Entretanto, esse e-mail pode ser mais que uma ferramenta de informação de status da compra. Aproveite a oportunidade e realize o pós-venda ali, naquele momento.

Uma boa maneira de fazer isso é agradecendo o consumidor pela preferência, evidenciando a alegria que sente pela pessoa ter escolhido a sua loja virtual para realizar a compra. Essa é uma atitude que permite apresentar melhor o e-commerce e dedicar toda atenção ao comprador.

3- Realize pesquisa de satisfação

Juntamente com o e-mail transacional e com a mensagem de agradecimento, é possível também enviar uma pesquisa de satisfação. Você pode questionar como foi a experiência de compra, se o atendimento foi de qualidade e se o e-commerce atendeu às expectativas. A partir disso, o consumidor entende a preocupação que o e-commerce tem em oferecer uma excelente experiência de compra.

4- Trabalhe com benefícios

Se você seguiu a primeira dica e já conhece bem o perfil dos seus consumidores, ficará muito mais fácil oferecer bons benefícios para eles, juntamente com o pós-venda. É importante que você faça com que eles continuem comprando com você. Uma boa ideia é criar clubes de vantagens para garantir a fidelização. Aqui, o cliente ganha com o benefício e a empresa com o aumento da taxa de recompra.

Além dos descontos, a oferta de algum brinde juntamente com a compra é algo que mostra que o seu empreendimento valoriza a relação com os clientes. Além de, é claro, agradar muito as pessoas, que se sentem mais especiais.

5- Ofereça bons conteúdos

Aposte em criar bons conteúdos que resolvam as dores dos seus consumidores, pois no final das contas, é isso que ele busca. As pessoas não gostam de ver apenas produtos e, para isso, você pode enviar conteúdos do blog do seu e-commerce, ou também dicas de como o seu produto pode ser utilizado da melhor maneira, sempre incentivando a interação. Com isso, a pessoa saberá utilizar o produto da forma adequada e se sentirá completamente satisfeita com o compra, contribuindo para a recorrência.

Vantagens de realizar um pós-venda eficiente

A realização de um bom pós-venda proporciona vantagens não apenas ao consumidor, que contará com uma excelente experiência de compra e se sentirá mais seguro, mas também para você, lojista, como:

  • Fortalecimento da imagem da marca;
  • Aproximação com os consumidores;
  • Aumento da satisfação dos consumidores;
  • Aumento das chances de fidelização;
  • Crescimento do ticket médio.

Já aposta em pós-venda no e-commerce? Como tem sido os seus resultados? Conte-nos nos comentários!

FONTE: e-commercebrasil

AUTOR: João Paulo Arraes